Multipropriedade é furada?

Como falado nesse artigo (clique para ler), quando você está viajando com a fámilia e um divulgador te leva para uma sala onde será apresentado a multipropriedade os vendedores que são muito bons de lábia vão te descrever um negócio dos sonhos que irá te proporcionar férias em lugares incriveis com acesso a vários resorts. Depois de contratar você descobre que não era tão bom assim.

Em uma busca curta na internet você já vê várias pessoas reclamando e com razão pois a vantagem desse tipo de negócio é apenas para as empresas envolvidas. Vamos aos fatos aqui no site, relatando conhecimento empírico (infelizmente), conversas com diversos advogados com experiência no setor e fazendo um compilado do que as pessoas falam na internet.


Resumindo, o  valor  da sua multipropriedade não aumenta, mas o  custo  de manutenção sim, você paga ele mesmo sem usar e paga novamente para passar as férias em outro lugar mesmo com o intercambio.

Poder adquirir um quarto de um resort de luxo em praias paradisíacas, ou uma cobertura em Gramado parece algo muito distante da sua realidade, algo que nem tinha pensado, não é? Aí aparece um vendedor que te pegou dentro do hotel que estava passando apenas alguns dias e lhe diz que é possível adquirir uma parte desse imóvel referente ao tempo, apenas uma semana ou quantas quiser adquirir e isso parcelado em várias vezes que acaba ficando viável.

Esse é o começo da história para cair nessa furada. Digamos que o preço de compra de uma fração imobiliaária é de 50 mil reais. Com isso,  você pensaria que com tanto dinheiro receberia muita vantagem em troca, mas no lugar disso tem direito apenas a passar uma semana por ano no mesmo mês em um lugar distante. Esse valor é baixo para uma cota, mas vou usá-lo nos exemplos.

Talvez você esteja se perguntando: multipropriedade vale a pena? Vamos ver nesse artigo alguns motivos, para evitar cair nessa armadilha imobiliária.

  1. Não é um imóvel seu;
  2. Taxas de manutenção;
  3. Todos serviços são cobrados;
  4. Não são fáceis de alugar;
  5. Quase impossível revender;
  6. Risco de precisar pedir empréstimo

Se você não sabe o que é multipropriedade clique no link abaixo:

O que é multipropriedade?

Essas empresas conseguem vender muito e crescer cada vez mais as custas do dinheiro de trabalhadores que passam um tempo economizando para poderem viajar com a família e são iludidos por vendedores inescrupulosos. Isso acontece pela falta de informação sobre esse tipo de negócio, o que dá espaço para as pessoas serem iludidas, se soubessem do que se trata, não seriam enganadas. Por isso peço que compartilhem esse artigo com várias pessoas, para saberem previamente que esse golpe existe, principalmente com quem está indo viajar.

Compartilhar no Whats

Compartilhar no Face

Compartilhar no Linkedin

Compartilhar no Twitter 

1. Não é um imóvel seu

A realidade é a seguinte, a multipropriedade não tem valor real, na verdade você não  possui  nada. Você possui a reserva de um hotel na mesma data todos anos, para passar férias neste local por uma semana. A propriedade não é realmente sua. Não é como uma casa, um patrimônio acumulado, tornando-se um ótimo investimento.

Uma multipropriedade perde  valor  a partir do momento em que você assina o contrato. Esta não é uma boa estratégia de investimento.

2. Taxas de manutenção por conta dos multiproprietários

Não é apenas pagar o valor da cota imobiliária e depois poder aproveitar as férias com baixo custo. Você ainda tem taxas mensais de manutenção de condomínio  para pagar (para cobrir os custos operacionais do resort).

Em 2021, as taxas anuais de manutenção foram em média de R$ 5.600,00 por ano. Então você poderia apenas alugar um resort em vários locais por uma semana por menos que isso, sem pagar os 50 mil da cota.

E esse custo de taxa de manutenção não é fixo. Subiu 2% de 2017 a 2018 e, em seguida, houve um aumento de 12% de 2018 a 2021. Se esse aumento de 12% acontecesse novamente, você pagaria mais de R$ 6.250,00 por ano em taxas.

Essas taxas de manutenção são pagas se você usar ou não seu periodo de hospedagem no hotel. 

3. Todos os serviços são cobrados

Os serviços como monetização onde você recebe créditos pela a sua semana alugada pelo hotel, ou pool algo semelhante da anterior, ou intercambio que é a troca pela fração imobiliária de outro local e até mesmo a participação no clube de fidelidade de viagens tem taxas. Esse custo pode ser maior que o valor da diária diretamente até.

Além das taxas esses serviços tem mais desvantagens.

Você não irá ter uma fração e poder sempre trocar ela por outra tranquilamente, vai ter que pegar sempre baixa temporada que é quando sobra vaga e isso não tem nada a ver com a semana da sua fração.

4. Não são fáceis de alugar

A maioria das empresas não permitem o aluguel direto entre o multiproprietário e outra pessoa. As que permitem tem restrições e a empresa receberá uma comissão de você.

Normalmente esses clubes de fidelidade não pagam seus usuários com dinheiro, mas geram créditos que só valem na plataforma deles, que pode ser trocado por outros serviços como hospedagem, aluguel de carro, ou passagens.

Isso ocorre porque eles são seus concorrentes. Eles não querem alguém alugando sua fração imobiliária. Eles querem alguém comprando uma cota imobiliária diferente deles.

Além disso, você terá que pagar uma taxa de limpeza assim que o hóspede for embora. E pode ser cobrada uma taxa se o hóspede causar danos à propriedade.

Será sempre assim taxas e mais taxas do multiproprietário e o hotel só ganha.

5. Quase impossível revender

O e-Bay, OLX ou mercado livre estão cheios de multipropriedades à venda. Isso já demonstra como a oferta desse tipo de empreendimento é muito maior que a procura (que praticamente não existe), por isso as pessoas são atacadas em suas férias para conhecer esses empreendimentos.

Primeiro tem várias empresas grandes investindo na comercialização desse tipo de empreendimento, como já falado sobre os alugueis, construindo cada vez mais prédios, com equipes de vendedores focados em vender isso. Então o mercado está saturado, tem bem mais oferta do que procura. 

Por outro lado tem várias pessoas reclamando das empresas na internet, em vários fóruns, redes sociais, canais do youtube e no reclame, pois se frustraram depois que conheceram melhor esse tipo de golpe empreendimento. Então para vender sua fração, você teria que ter a coragem ou falta de escrúpulo de oferecer algo que sabe que é ruim e ainda competir em um mercado com vários vendedores que devem ter um nível alto de psicopatia para conseguir fazer isso.

Outro ponto sobre a venda é o contrato que irá permitir a venda apenas após a escritura ser concedida, o que significa que o imóvel deverá estar quitado e você terá que vender pelo valor integral sem a possibilidade de parcelamento. O que limita bastante o número de pessoas com quem poderá negociar, pois terá que ser com alguém que tenha o valor integral do imóvel para pagar.

6. Risco de precisar de empréstimo

A maioria das pessoas não gasta apenas o valor da cota em dinheiro para as comercializadoras. Os vendedores sabem disso, então estão à disposição para te ajudar a se endividar para realizar a venda.

Aqui entram as mentiras e pressões dos vendedores, eles podem mentir que as parcelas podem ser renegociadas no futuro, no caso antes de um endividamento, apenas em um momento de aperto financeiro ou eles podem encorajar um empréstimo pessoal de curto prazo. O que irá aumentar muito o custo do imóvel, pois as taxas de juros são muito altas, bem mais de 13% ao ano.

Quanto mais fundo você olha, mais caro isso fica. Se você ainda não assinou o contrato fique longe disso, é a dica que te damos.

Se você já caiu nesse golpe veja aqui como sair:

Comprei uma cota imobiliaria e me arrependi, o que fazer agora?
Seja bem vindo ao blog do site É Furada.

Com dicas que vão sobre golpes que andam rolando, para saber como evitar, além de informações para saber se uma empresa é confiável e se o negócio vale a pena.

Como cancelar compra de multipropriedade?

Se você comprou um cota imobiliária provavelmente está arrependido, veja como fazer para cancelar.

Comprei uma cota imobiliária e me arrependi, o que fazer agora?

Veja abaixo um guia com algumas sugestões do que fazer para resolver esse problema, quais dicas são viáveis.

Como funciona o sistema de multipropriedade?

Veja abaixo como desvendar os segredos, desafios, problemas ocultados e saiba tomar as melhores decisões referente a multipropriedade.

Quais os problemas em comprar cotas de multipropriedade?

Veja aqui no site tudo o que precisa saber sobre esse tipo de negócio para não cair em um furada.

Multipropriedade vale a pena?

Não, com certeza não, veja abaixo porque e fuja dessa furada.

WAM é confiável?

Cotas imobiliárias é um péssimo negócio e WAM Comercialização a pior empresa no ramo.

Multipropriedade é furada?

Multipropriedade é uma farsa, veja abaixo vários pontos disso e fique longe, de assinar um contrato.